Ela é assustadora e desconfortável mas qual é o risco de um acidente causado pela turbulência?

Se você é um passageiro frequente, certamente já passou por uma turbulência. A pior da minha vida foi no meio do nada, sobrevoando o Atlântico, e durou uma boa hora. Como estou escrevendo esse artigo, sobrevivi. Mas o quão perigosa é uma turbulência, de fato?

Há algumas histórias por aí de turbulências fortes, que machucam passageiros e a tripulação. E dizem que as mudanças climáticas podem aumentar a ocorrência delas. Mas, de acordo com o Gizmodo, elas realmente não são uma grande ameaça a não ser que você não esteja usando o cinto de segurança.

A turbulência significa que o avião vai cair?

942013112901

Ok, sabemos que não. Apesar de também sabermos que o avião é a forma mais segura de viagem, não é tão fácil lembrar disso em meio a uma turbulência quanto é em terra. Então não custa lembrar que, mesmo quando o ar está ‘violento’, é impossível que ele ‘arremesse’ o avião para o chão.

O que pode acontecer é um dano na aeronave – mas é muito raro. Um dos casos mais conhecidos aconteceu lá em 1966, quando uma turbulência ‘rasgou’ um Boeing 707 perto do Monte Fuji, no Japão. Com ventos a uma velocidade de 225 km/h, ninguém sobreviveu. Mas a engenharia das aeronaves evoluiu bastante desde lá – os cascos são mais resistentes, as asas conseguem dobrar em até 90 graus em testes e alguns aviões possuem sensores que já detectam as turbulências. Então, hoje, acidentes relacionados a turbulências são relacionados a outros fatores, como mal funcionamento ou um erro do piloto.

No máximo, e ainda assim é um evento raro, a turbulência forte faz com que os pilotos desviem da rota planejada e pousem em outro aeroporto. E, normalmente, isso é feito por risco das pessoas se machucarem dentro do avião, não porque a aeronave não aguentaria o impacto.

E é frequente que pessoas se machuquem em turbulências?

É difícil dizer, já que as linhas aéreas só informam esses dados quando o dano físico é considerado sério – caso de morte ou hospitalização por um longo período. Mas dois terços das ocorrências são em comissários de bordo – já que, normalmente, eles estão de pé, sem cinto de segurança.

E os pilotos?

Eles pensam no conforto e na segurança dos passageiros. Como existe uma comunicação em tempo real entre aviões, eles avisam uns aos outros de turbulência – além de falar com torres de comando. Então é difícil que um piloto entre em uma área de turbulência desavisado – quando isso acontece, normalmente é porque desviar a rota gastaria mais tempo e combustível e a turbulência não é uma preocupação tão grande.

Existe, no entanto, a turbulência de ar limpo – quando ocorre a trepidação mesmo em um tempo limpo e sem nenhum sinal do radar. Como os pilotos não preveem a turbulência, ela pode causar alguns machucados na tripulação. Foi o que motivou um voo da American Airlines a pousar em Tóquio, em uma rota de Seul para Dallas. Por causa de uma turbulência imprevisível, bebidas quentes do serviço de bordo voaram pelo avião machucando uma dúzia de passageiros. Mas vale lembrar que esses eventos são extremamente raros.

Preciso ficar com medo?

Não. E saiba que os números estão a seu favor. A probabilidade de uma turbulência considerada severa é de um em milhão. E, sabendo da zona de turbulência, os pilotos fazem o possível para desviar delas. A dica é ficar sempre de cinto afivelado – mesmo se os avisos estiverem desligados.

Fonte : http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2015/07/turbulencia-dos-avioes-e-perigosa.html

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top