O Aeroclube de Campinas ministra cursos de formação de pilotos, com aulas práticas e teóricas, para todas as categorias, como Piloto Privado, Piloto Comercial Monomotor, Voo por Instrumento – IFR e Instrutores de voo – INVA
O curso de piloto privado é o primeiro passo para quem quer se tornar um piloto de avião comercial.
Após a realização do curso teórico, que pode ser feito no próprio aeroclube, o aluno irá se submeter a uma prova teórica da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.
Depois de aprovado nesta fase, o aluno estará apto a concluir seu treinamento prático e ser submetido à avaliação final, feita por um examinador homologado pela Anac. Sendo aprovado o aluno pode pilotar aviões monomotores em condições visuais. Nesta fase é necessário um mínimo trinta e cinco horas de voo em instrução.
Porém se o aluno quiser seguir carreira na aviação, o próximo passo são os cursos de Piloto Comercial e Multimotores.
18 anos de idade (ou 17 anos com autorização dos pais)
Ensino médio concluído (para conclusão do curso)
Ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (C.M.A.) de 2ª Classe
Cessna150/152
AeroBoero 115
Paulistinha
A prática de voo será de no mínimo 35 horas se realizado em curso homologado dividida nas seguintes fases:
Fase I – Pré-solo
Fase II – Aperfeiçoamento
Fase III – Navegação
Fase IV – Noturno
O curso Teórico de Piloto Privado é o primeiro passo para quem quer se tornar piloto. Para iniciar as atividades de voo, deve-se começar pelo treinamento teórico de piloto privado na qual, são aplicadas as seguintes matérias.
• Regulamentação de tráfego aéreo
• Teoria de voo
• Meteorologia
• Navegação aérea
• Conhecimentos técnicos de aeronaves
• Combate ao fogo
• Medicina de Aviação
O Curso teórico do Aeroclube de Campinas tem como base no RBHA 141 – seção 141.89 e MCA 58-3.
NOTA: Ressaltamos que a experiência prática descrita é o mínimo para a concessão da licença de piloto privado considerando o aluno com proficiência máxima em todas as fases do treinamento.
As horas do treinamento prático não inclui a hora de Cheque com examinador credenciado pela ANAC.
O curso de Piloto Comercial, como o próprio nome sugere, é a porta de entrada na profissionalização do piloto. Nesta fase o aluno pode fazer paralelamente o curso de IFR (Voo por Instrumentos), e ganhar tempo de aprendizado e associação do conhecimento.
18 anos de idade
Ensino médio concluído
Ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (C.M.A.) de 1ª classe – para voo de cheque
Ser portador do Certificado de Conhecimentos Técnicos (C.C.T. de PC) – para voo de cheque
Ser portador da Licença de Piloto Privado de Avião
Cessna 150/152
AeroBoero 115
Paulistinha
PA28R – Coriso
Simulador
O Curso de Piloto Comercial de Avião (PCMA) é a segunda etapa para o Piloto Privado que desejar se tornar um Aeronauta. Assim, quando habilitado, o piloto estará apto a voar aviões monomotores ou multimotores obedecendo as regras de voo IFR.
O currículo das disciplinas será aplicado, conforme o manual do curso desenvolvido pela ANAC (MCA58-13), dividido em três áreas, da seguinte maneira:
Área básica
• O Piloto Comercial – Avião preparação e atividade
• Matemática
• Física
• Segurança de Voo
• Inglês Técnico
Área técnica
• Conhecimentos Técnicos de Aeronave
• Meteorologia
• Teoria de Voo
• Regulamentos de Tráfego Aéreo
• Navegação Aérea
Área complementar
• A Aviação Civil
• Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita
• Regulamentação da Aviação Civil
• Regulamentação da Profissão de Aeronauta
O curso de instrutor de voo requer formação profissional em Piloto Comercial.
É uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência, conhecimento e fazer as horas necessárias para aprimorar o currículo, com remuneração.
18 anos de idade
Ensino médio concluído
Ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (C.M.A.) de 1ª classe – para voo de cheque
Ser portador do Certificado de Conhecimentos Técnicos (C.C.T. de PC) – para voo de cheque
Ser portador da Licença de Piloto Privado de Avião
Curso Teórico – para voo de cheque
A partir de 22/9/2015, o solicitante deve possuir 200 (duzentas) horas de voo como piloto em comando na categoria de aeronave para a qual requeira sua habilitação de instrutor de voo, sendo que, pelo menos 15 (quinze) dessas horas devem ter sido realizadas nos 6 (seis) meses precedentes a sua solicitação.
(De acordo com a DECISÃO Nº 111, DE 18 DE SETEMBRO DE 2015 no Art. 1º a ANAC suspende parcialmente, até a decisão final da matéria submetida à Audiência Pública nº 14/2015 o item descrito acima)
AeroBoero 115
Paulistinha
Está dividido em 25,5* ou 21,5 horas de voo se o piloto for operacional no mesmo tipo de avião empregado na instrução, sendo:
14 horas de Duplo Comando local – 10 horas Duplo Comando local caso seja adaptado na aeronave;
06 horas em Comando local;
1,5 horas de voo de Cheque de adaptação;
04 horas de Navegação Duplo Comando
NOTA:Ressaltamos que a experiência prática descrita é o mínimo para a concessão da licença de piloto comercial considerando o aluno com proficiência máxima em todas as fases do treinamento.
As horas do treinamento prático não inclui a hora de Cheque com examinador credenciado pela ANAC.
Da mesma forma que o curso de Multimotores, esse curso é recomendado que seja feito paralelamente ao de Piloto Comercial ou no final dele. Porém também pode é possível ser realizado com a licença de Piloto Privado ou concomitantemente ao curso dessa licença. Nesse caso, o piloto só poderá voar aeronaves particulares e em função não remunerada.