A turbulência é categorizada em Leve, Moderada e Grave. As definições oficiais da IATA são as seguintes:
Os passageiros podem sentir uma leve tensão contra cintos de segurança.
As mudanças são a altitude e / ou a atitude ocorrem, mas com mais intensidade do que turbulência leve
Os passageiros sentem pressão definitiva contra o cinto de segurança.
Os passageiros são forçados violentamente contra cintos de segurança.
Os três efeitos básicos da esteira de turbulência sobre as aeronaves são: o balanço violento, a perda de altura ou de velocidade ascensional e os esforços de estrutura. O perigo maior é o balanço violento da aeronave que penetra na esteira até um ponto que exceda sua capacidade de comando para resistir a esse efeito. Se o encontro com o vórtice ocorrer na área de aproximação, seu efeito será maior pelo fato de a aeronave que seguir atrás se encontrar numa situação crítica com relação à velocidade, empuxo, altitude e tempo de reação.
CATEGORIAS DAS AERONAVES SEGUNDO A ESTEIRA DE TURBULÊNCIA
Os mínimos de separação da esteira de turbulência serão baseados no agrupamento dos tipos de aeronaves em três categorias de acordo com o peso máximo de decolagem certificado.
As três categorias para uso são:
a) PESADA (H) – todos os tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem de 136.000 kg (300.000 libras) ou mais;
b) MÉDIA (M) – tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem inferior a 136.000 kg (300.000 libras) e superior a 7000Kg ( 15.500 libras); e
c) LEVE (L) – tipos de aeronaves de peso máximo de decolagem de 7000 kg (15.500 libras) ou menos.
APLICAÇÃO DOS MÍNIMOS DE SEPARAÇÃO DA ESTEIRA DE TURBULÊNCIA
Os mínimos de separação da esteira de turbulência são estabelecidos com a finalidade de reduzir os possíveis perigos dessa esteira. Quando a separação mínima requerida, normalmente, para fins IFR for maior do que a correspondente da esteira de turbulência, aplicar-se-ão os mínimos IFR. Os mínimos de separação da esteira de turbulência podem ser aplicados em qualquer situação não regulamentada por mínimos específicos quando o controlador observar que existe um possível perigo devido à esteira de turbulência. Como a esteira de turbulência é invisível, sua presença e proximidade exata não podem ser determinadas com precisão. Em
consequência, tanto os controladores como os pilotos devem compreender perfeitamente quais são as situações prováveis em que pode ocorrer uma esteira de turbulência perigosa.
A TWR aplicará um mínimo de 3 minutos para separar uma acft leve ou média que pouse depois de uma acft pesada.
Nas aeronaves decolando será aplicado um mínimo de 2 minutos entre uma aeronave leve ou média que decole após uma acft pesada.
Esta regra se aplicará a toda aeronave que:
utilize a mesma pista;
pistas transversais se as trajetórias de vôo projetadas se cruzarem;
pistas paralelas separadas por menos de 760 metros;
pistas paralelas separadas por mais de 760 metros porém, se as trajetórias de voo se cruzarem.
http://estudeaviacao.blogspot.com.br/2011/08/efeito-de-esteira-de-turbulencia.html
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