As aeronaves nunca batem por causa de uma única questão. É quase sempre uma combinação de fatores que levam a um acidente e, portanto, é muito difícil fornecer estatísticas precisas sobre o que é a causa de um acidente de avião.

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Por exemplo, se a aeronave sofrer um problema técnico sério (mas que não deve resultar na perda de uma aeronave) e, posteriormente, é manuseado indevidamente pelos pilotos, resultando em um acidente, isso conta como erro piloto ou avaria mecânica? A ruptura mecânica por conta própria não deveria ter significado que o avião caiu, mas poderia ter sido manipulado corretamente pelos pilotos.

Portanto, as estatísticas das causas de falhas de aeronaves nem sempre são claras. Contudo, é amplamente aceito que as seguintes estatísticas são uma representação razoável:

55% erro de piloto
17% erro de mecânico de aeronave
13% clima
8% sabotagem
7% Outros (ATC, Situações em Solo, Desconhecido)
Exemplos de erro de piloto incluem “Perda de controle em voo” e “CFIT” (voo controlado ao solo).

Modelo de queijo suíço

Os acidentes das aeronaves nunca ocorrem devido a um motivo particular, sempre há uma grande quantidade de fatores que contribuem para um acidente ou incidente da aeronave. Um exemplo pode ser a fadiga do piloto, juntamente com o mau tempo e um problema técnico. Se algum desses fatores não estivesse presente, o acidente não teria acontecido. Na área da aviação, isso é chamado de “Modelo de queijo suíço”. Se você imagina muitas fatias diferentes de queijo suíço, de diferentes blocos de queijo, todos alinhados um ao lado do outro, as chances são de que você não poderá ver todo o caminho através de um dos buracos, pois os buracos serão todos em lugares diferentes. Cada fatia de queijo representa um fator individual, como fadiga, mau tempo ou mau padrão de treinamento. Em raras ocasiões, todos os furos se alinham juntos, ou seja, todos os fatores se juntam para causar um acidente.

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Qual fase do voo é um acidente mais provável de ocorrer?

A Boeing divulgou as seguintes estatísticas para a Frota Jet Jet mundial entre 2005 e 2014.

Percentagens de acidentes fatais baseados na fase de voo:

13% Decolagem
8% Subida
27% Cruzeiro
17% Aproximação Inicial de Descida
38% Aproximação Final / Pouso

Portanto, estatisticamente, a fase de voo mais perigosa é a Aproximação Final/Pouso.

Fonte: texto traduzido do site Flight Deck Frind.
https://www.flightdeckfriend.com/ask-a-captain/why-do-planes-crash/

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