As aeronaves de trem de pouso convencional caracterizam-se por possuir os dois trens de pouso principais abaixo das asas, e um terceiro trem de pouso na bequilha – a ponta da empenagem, na parte traseira da aeronave. Por essa razão, estas aeronaves também são conhecidas em inglês como “taildraggers”, pois tal como o nome sugere, elas “arrastam a cauda” durante o táxi, a decolagem e o pouso.

A pilotagem de uma aeronave de trem de pouso convencional possui alguns desafios bastante típicos desse modelo. Primeiramente, é necessário taxiar sempre a 45 graus da centerline, de forma a observá-la pelas laterais da aeronave. Por manter-se com o nariz levantado enquanto está em solo, esta aeronave não permite taxiar simplesmente olhando adiante. Já em voo, a manobrabilidade é bastante similar a outros modelos de aeronave de instrução.

PAULISTINHA PP-HREOs desafios voltam a surgir no momento do pouso. Há dois tipos de pouso para aeronaves de trem de pouso convencional: o pouso de três pontos, onde toca-se o solo com as três rodas ao mesmo tempo, e o pouso de pista, onde toca-se a pista primeiro com os trens de pouso principais. Cada tipo de pouso tem sua técnica específica para ser executado, o que exige maior perícia do piloto.

Fonte: Canal Piloto

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