Em essência, o CRM é usado pela tripulação de voo (e outros em um papel crítico de segurança na aviação) para aumentar a segurança de cada voo. Promove o uso de habilidades não-técnicas, como o trabalho em equipe e a tomada de decisões para garantir a percepção da situação sonora e resolução de problemas.
O Gerenciamento de Recursos de Tripulação (CRM) é definido pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido como:
“Um sistema de gerenciamento que faz o melhor uso de todos os recursos disponíveis (equipamentos, procedimentos e pessoas) para promover a segurança e melhorar a eficiência das operações de voo.”
Abrange uma ampla gama de conhecimentos, habilidades e atitudes, incluindo comunicação, consciência situacional, resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe. O CRM está preocupado com as habilidades cognitivas e interpessoais para gerenciar o voo dentro de um sistema organizado. As habilidades cognitivas são definidas como o processo mental usado para ganhar e manter a consciência situacional para resolver problemas e tomar decisões.

nasa_crew_resource_management1_fullQuando o CRM é usado?

O CRM é usado desde o momento em que a equipe entra na sala da tripulação até o final do dia e constantemente no meio. Das decisões pré-voo na sala da tripulação, até o táxi para ficar após o pouso, como a equipe interage com os outros e percebe seu ambiente é fundamental para a segurança do voo. Promover essa autoconsciência e perceber que os seres humanos são suscetíveis ao erro são elementos críticos para o CRM.

O que é consciência situacional?

A CAA do Reino Unido define Consciência Situacional como:
“A capacidade de perceber com precisão o que está no convés de voo e fora da aeronave, compreender o significado desses elementos e poder projetar seu possível status no futuro próximo .”
Isso exige o aperfeiçoamento contínuo da percepção, a necessidade de entender o significado de sua percepção e entender que é bem possível que a equipe tenha uma percepção incorreta da realidade.
Em essência, a Consciência Situacional está entendendo corretamente o estado / configuração atual da aeronave, o ambiente em que está e projetando esses fatores no futuro. Dizem que a Consciência Situacional leva muito tempo para ser construída, mas apenas alguns segundos para ser perdida.

É bem possível que a equipe acredite que eles tenham uma percepção precisa das circunstâncias atuais, mas na verdade têm uma percepção imprecisa. Por exemplo, acreditando que eles estão alinhados com a pista para pousar, quando, na verdade, eles estão alinhados com a via de táxi paralela. Portanto, é necessário questionar regularmente se sua percepção das circunstâncias atuais é exata.

O que são habilidades não-técnicas (Notechs)?
As habilidades não-técnicas referem-se a habilidades que não estão preocupadas com a operação física da aeronave, e sim a sua gestão. De um modo geral, os Notechs são divididos em quatro subseções:

Tomada de decisão
Liderança e Gestão
Cooperação da tripulação
Consciência situacional

Fonte: Tradução do site Flight Deck Friend

https://www.flightdeckfriend.com/ask-a-captain/what-is-crm/

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top