No início, eram apenas estações com informações básicas, com o tempo, surgiram novas tecnologias.

Consideradas sinônimos de controle de tráfego aéreo pela maioria das pessoas, as torres de controle surgiram de forma despretensiosa, prestando apenas serviços de informação ao voo.

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Em 1959, os ingleses fecharam o aeroporto diante do maior potencial de seus vizinhos. Nos EUA, o aeroporto de Cleveland foi o primeiro daquele país a contar com uma torre, em 1930. Ainda assim, desde meados de 1922, os correios já utilizavam uma pequena rede de controle de tráfego aéreo, baseada no modelo desenvolvido pelo exército, fornecendo aos pilotos informações básicas como meteorologia e condições do aeródromo, além de gerenciar o fluxo de suas aeronaves.

Em 1935, surgiu o primeiro Air Route Traffic Control Center, em Newark, Nova Jersey, que era capaz de acompanhar todas as partidas e chegadas. O modelo atual de controle de tráfego aéreo surgiu apenas na década de 1950, com a popularização dos radares, que permitiram aos controladores acompanhar em tempo real o deslocamento das aeronaves. Desde então, a evolução do transporte aéreo exigiu a constante modernização dos sistemas de tráfego aéreo, que hoje inclui o monitoramento de aeronaves em regiões remotas.

Original: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/primeira-torre_2062.html#ixzz4jVyx6MNC

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